Pesquisar este blog

domingo, 6 de dezembro de 2015

Os últimos dias de um ditador.

                                  Aqui debaixo do Reichkanzlei estava situado o "Führerbunker" 

No dia 30 de abril de 1945 Adolf Hitler teria se suicidado no "Führerbunker" ( abrigo antiaéreo, concebido especialmente para o chefe de estado). 
Com a invasão da Polônia , através do Wehrmacht ( exercito alemão) , o "Führer"( Como era chamado Adolf Hitler naquela época ) teria desencadeado a segunda guerra mundial e suas tropas haviam tomado de conta de quase todo o continente europeu. Contudo, isso já pertencia ao passado. Os aliados obrigaram o Wehrmacht a recuar e o "Endsieg" ( a vitória final)  estava ainda mais distante. Berlim estava tomada por tropas inimigas e a supremacia estava esmagada. 

Tudo isso a dez dias do aniversário de Hitler. As ligas soviéticas tinham tomado posição e se aproximavam incontrolávelmente  da capital do país. A primeira unidade do exército vermelho tinha alcançado o anel viário de Berlim naquele dia e Hitler não tinha motivos para comemorar. Ao invés disso, ele se reguardava na habitação do seu bunker. Aqui debaixo do "Reichkanzlei", entre as paredes  escalvado de concreto armado, composta por dispensas cheias de conservas, sistema de ventilação , sofás e poltronas confortáveis , até rádio o ditador tinha a seu dispor e um grande quadro do Friedrichs des Grösses pintado a tinta óleo. Hitler venerava constantemente o rei prussiano. 

Em frente à sua habitação tinham se juntado os colaboradores mais íntimos para saudar o Führer por seu aniversário. Mas ele não tinha humor para isso e foi seu serviçal mais próximo  , o SS Heinz Linge, quem levou as gratulações. Somente depois que Eva Braun , sua companheira, conseguiu lhe convencer,  foi que ele saiu por uns minutos . Depois de ter recebidos os parabéns ele voltou a se fechar. Ele não tinha o que comemorar, disse Linge. 

Dois dias depois os soviéticos alcançaram os arredores de Berlim. O alcance de suas artilharias conseguia chegar em parte até o distrito governamental. Hitler deu a ordem ao general Steiner para contra-atacar.  Quando ele ficou sabendo que suas ordens não tinham sido cumpridas, ele ficou fora de si e começou a gritar aos generais militares. " A guerra está perdida! Mas se vocês pensam que eu vou deixar Berlim, vocês estão muito enganados meus senhores! Eu prefiro atirar uma bala na minha cabeça!"

Os soviéticos alcançaram o centro da cidade, Heinrich Himmler secretamente ofereceu capitulação , as forças armadas inimigas já tinham dividido o Reich entre si. Depois de tantas más notícias, Hitler começou a colocar algumas ações em pratica; no dia 29 abril ele não só se casou finalmente com Eva Brau como também , no final da cerimônia , ditou seu testamento a sua secretária, que finalizava com as seguintes palavras;"Entre a desonra da capitulação e a destituição, eu e minha esposa preferimos a morte. E é de nossa vontade que nosso corpo seja imediatamente queimado aqui no lugar onde servi diariamente por 12 anos ao meu povo". 



A noite Hitler ordenou a Linge; " eu e Eva Hitler iremos nos suicidar. Você envolverá nossos corpos em um lençol , levará até o jardim acima e tocará fofo. " Nas horas seguintes o ditador se despediu de todas as pessoas no bunker, fez um pequeno discurso de despedida, fez uma última refeição( spaghetti ) e voltou para seus aposentos juntamente com sua esposa. 

Mais ou menos as 15:30 Linge se aproximou do hall e sente cheiro de pólvora. Ele suspeita que o "Führer" tenha levado a cabo seu suicidio, mas ele não quer verificar sorzinho. Finalmente pouco depois das 15:30 ele entra no quarto juntamente com Martin Bormann e o ajudánte de Hitler, Otto Günsche. Lá eles encontraram Hitler sentando no sofá. Um rastro de segue saia de sua têmpora, descia por sua face e pingava no chão. Ele lhe havia atirado um tiro na cabeça. Ao seu lado estava sua esposa, Eva Hitler, com olhos vazios e com a cabeça agachada. Ela tinha se envenenado. Vários fiéis , dentre eles Bormann, Günsche e Linge, levaram os corpos até o jardim, para por em prática a última vontade de Hitler: enquanto eles derramam gasolina sobre os corpos e tocam fogo, os soviéticos detonam granadas nas redondezas. 


Essa é a versão aceita pelos juristas. Entretanto existe rumores que o homem de Braunau não morreu nesse dia, mas que ele teria vivido viários anos mais. Os adptos dessa teoria dizem que as testemunhas principais , Günsche e Linge , se contradizeram nos detalhes. De acordo com Günsche ele viu Hitler sentando na poltrona, já no relato de Linge, ele foi encontrado no sofá. 

                     Este seria o provável cadáver de Hitler 


Até os restos mortais de Hitler causam confusão. No dia 4 de maio o exército vermelho os teria encontrado mas o enterrado outra vez pois esses não tinham ligação com "Führer". Entretanto os soviéticos reconheceram o erro e voltaram no outro dia  e desterraram o corpo que pôde ser identificado através  de uma arcada dentária pela assistente do dentista particular de Hitler. Estranhamente a identificação foi datada nos arquivos do dia 3 e não do dia 5. 

Raro também era as declarações dos líderes soviéticos. O general Schukow, por favor exemplo, declarou no dia 10 junho em conferência de imprensa;" um cadáver incontestável de Hitler não foi encontrado. Eu não posso dizer nada  exatamente sobre o destino que Hitler tomou. Ele pode ter deixado Berlim no último minuto, pois as vias aéreas lhe permitem isso". Até mesmo Stalin se expressou de maneira semelhante na conferência de Postdam. " eu não tenho conhecimento de onde possa está Hitler, mas há grandes chances dele está em fuga".

Muitos historiadores creem que isso foi feito de propósito com o intuito de confundir os inimigos ocidentais com ideologia democrática. Estes ainda não tinham tomado conhecimento dá identificação através da arcada dentaria. Os aliados ocidentais empregaram todos os meios para investigar todos os rumores e as pistas . Mesmo assim, depois de 1945 do outro lado da cortina de ferro , também continuava a busca pelo paradeiro de Hitler. Com o passar do tempo surgiram muitas teorias, mas isso é um tema para o próximo post. 

Um comentário:

  1. Ele tinha tendências suicidas. Ao ver a sobrinha morta dentro do quarto ele quiz se matar.

    ResponderExcluir