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sexta-feira, 27 de março de 2015

Conheça o " Bismarck ", o maior navio de guerra produzido pelos nazistas.




EM MAIO DE 1941 HITLER APRESENTA O MAIS MODERNO E POTENTE NAVIO DE GUERRA DA ÉPOCA. O ''BISMARCK " ANIQUILIOU COM ORGULHO A FROTA INGLESA E NO FINAL... PERDEU! 

Em 14 de maio de 1939 em Hamburgo , na presença de Hitler , o grande navio era batizado de '"Bismarck " e logo jogado na água. Com o acordo de 1935 entre a Alemanha e a Inglaterra, os navios não deveriam suplantar as 35.000 toneladas. De fato o "Bismarck " pesava bons 10.000 toneladas. 

Quando a guerra começou em 1939 o navio deveria esta rapidamente pronto. No começo de 1941 o navio estava completamente listo para entrar em operação. Nesse momento a marina de guerra via que era chegado o momento de intensificar a guerra em alto mar. 
O objetivo principal era destruír o caminho britânico de abastecimento no Atlântico. Os EUA enviavam por ali cargas importantes de guerra para Gran-Bretania. Para eles não poderiam contar com uma capitulação da ilha enquanto essa rota estivesse funcionando. E para acabar com ela , os almirantes alemães planejaram a ofensiva "Unternehmen Rheinübung". 


O "Bismarck " era para época o navio de guerra mais potente ( o japonês "yamato" ainda não estava pronto.), ele resplandecia ao povo alemão uma confirmação da superioridade tecnológica. Isso se tornou rapidamente propaganda do regime. A fuga de Rudolf Heß para a Inglaterra em maio 1941 deixou uma massiva insegurança para atrás. 

18 de maio de 1941 desde de Gdingen, na época porto de Gotenhaven , "bismarck" começa um cruzeiro acompanhado de outros navios entre eles o "Prinz Eugen" e outros mais pequenos. Acompanhava pessoalmente Admiral Günther como chefe de frota, como comandante estava o capitão Ernst Lindemann. 

A Operação "Unternehmen Rheinübung " previa passar pelo norte da ilha britânica e avançar através da ''Dänemarkstraße" (caminho da Dinamarca ) entre a Islândia e a Groenlandia. Os britânicos viam esse plano como improvável e atracaram ali somente duas cruzadas, a "Suffok" e a "Norfolk ". 

Ao contrário do que imaginavam os britânicos, em 23 maio as duas brigadas britânica se viram confrontadas com a divisão naval alemã. O almirante John Tovey, comandante responsável pela defesa das águas britânicas, Envia uma liga para lá para interceptar os alemães. Além dos seis destruidores e o recém estreado navio de guerra "Prince of Wales" estava também o "Hood". Durante a guerra ele era o mais rápido e grande navio de guerra do mundo. 


Na manhã do dia 24 de maio os britânicos avistam os alemães e antes da 6 horas abrem fogo. A princípio o capitão não queria retaliar o ataque para não por em perigo o verdadeiro objetivo frota. Entretanto logo na primeira salva dos britânicos, o capitão Lindemann perde a paciência : " eu não vou deixar que destruam o meu navio debaixo da minha bunda. Abram fogo!"

O "Bismarck " e o "Prinz Eugen " revidam. "Bismarck " ataca rápido e em pouco minutos a batalha já tinha acabado. Uma granada de 38 centímetros parte a plataforma de blindagem fraquissima do "Hood" e encedeia a câmera de munições. O navio explode e afunda con 1500 homens. O "Prince of Wales " se retira com graves danificações. 

Durante a batalha o "bismarck " também sofreu danificações. Um Bunker de combustível foi destruído e ele perdia óleo e deixando uma visível pista. Lütjen decide navegar até um porto francês e lá fazer a reparações necessária.

O naufrágio do "Hood " deixou a Gran-Bretania em choque que se transformou em raiva. O primeiro ministro Churchill faz da Revanche uma coisa do chefe de governo e exige do almirante que o "Bismarck " seja afundado. Começa então uma brincadeira de gato e rato entre os navios da "royal navy " e o "bismarck ".

Enquanto o "Prince of Wales ", "Suffok " e o " Norfolk " perseguem o "Bismarck " ,se aproximam do navio alemao uma grande frota sob o comando do "King Georg V". Acrescentando mais forças vindo diretamente de Gibraltar. 


Apesar das danificações, o "bismarck " era muito mais rápido. Os britânicos ficavam sempre para atrás. Eles decidem então torpediar pelo ar para evitar que o navio continue navegando até que a liga tome posições para atacar. 

No 26 de maio as 23:30 partem do porta aviões "HMS Victorious " uma esquadrilha e começam sua primeira missão sem êxito. Os torpedo não atigiam o alvo e a frota continuava para atrás. O " Bismarck " faz então uma manobra de curva espetacular e some dos radares. Lütjen estava ciente que os britânicos poderiam localizar seu navio e por isso interrompeu a comunicação com Alemanha. Um erro que trouxe várias consequências. Somente através desse sinal as outra frotas o podiam reencontrar. Pouco depois os aviões de reconhecimento o avistam e de novo fazem ataques com torpedos e um atinge diretamente o sistema de direcção e deixa o navio incapaz de manusear. 



Depois do ataque o "Bismarck " não conseguiu chegar ao Porto francês. O navio ficou a deriva em direcção a liga britânica. O capitão manda então uma mensagem ao quartel-general:" navio sem condições manuseio. Nós lutaremos até o último momento ."

No dia 27 de maio os britânicos encontram o navio alemão e começa o ataque. A batalha durou mais de 90 minutos. O "King Georg V " da um tiro certeiro e logo o "dorsetshire "ataca com mais torpedos, com isso o "bismarck " vira e em pouco mais tarde começa a afundar. Das 2092 pessoas da tripulação somente 115 foram resgatadas. Lütjen e Lindemann afundaram junto com seu navio. Os sobreviventes relataram que eles abriram as válvulas de ventilação. 




Com o afundamento do "Bismarck " ficou claro que a era das fortaleza de conhões tinha acabado. Os porta - aviões eram os novos senhores do mar. 

*matéria retirada do jornal "die Welt" e traduzida por mim. Espero que gostem.

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