Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Herrmann Göring - o fim do homem que sonhava ser o sucessor de Hilter.



A noite do dia 8 de maio , dia da capitulação da  Alemanha, ele passou no Palácio de Fischhorn perto de Zell am See. Hermann Göring, ex presidente do Conselho de Estado da Prussia, ex designado sucessor do Führer, ex representante do conselho de ministros para defesa do Reich, ex presidente do conselho de pesquisa, ex presidente de aeronáutica do Reich, comandante chefe do conselho para armas aéreas e representante da central de planificação. Esse poderoso homem, agora está  na guarda do general da brigada americana, Robert Stack, ao qual lhe trata com muita educação. Sua mulher Emmy e sua filha Edda estão junto com ele. 

Göring acreditava que nesse dia ele ainda poderia conseguir chegar a um acordo de paz. Ele escreveu uma carta a Dwight Eisenhower, comandante supremo das forças armadas dos aliados no nordeste da Europa, e esperava uma resposta. Ele é um homem se deixa pesuadir e está seguro que conseguira sair bem dessa. Quando está muito nervoso, coisa que acontecia sempre nos últimos dias, toma um comprimido e espera até que a ilusão volte. " Pergunte ao general Stack, se posso levar comigo minha pistola e meu punhal, quando vaia me encontrar com Eisenhower. " Disse ele a um tradutor. " me da igual" respondeu o general. 

Mareshal e general se encontraram um dia antes em Radstadt, a 80 km de Salzburgo. Göring chegou em um Maybach de 12 cilindradas,  blindado. Como em passeio de família com sua mulher Emmy e a filha Edda. Ela vestia seu uniforme cinza com um cassaco. Stack desce do seu sedan e lhe saúda com um aperto de mãos. Ele teve de se justificar depois. Göring se desculpa pelo seu simples uniforme com senhor texano de cabelos brancos . Seus suntuosos uniforme e suas condecorações se queimaram em um incêndio em Obersalzburg. Stack pergunta; " o senhor fala ingles? ". Göring entra no sedan e sussura; " pelo menos  anos vivendo decente".

Hitler avisou que iria dividir o poder das forças armadas em norte e sul, caso os aliados oculpassem o Reich pelo centro. O comando do Norte ficaria nas mãos de Karl Dönitz e o do sul nas mãos de Albert Kesselring. Quando Hitler assinou a ordem, suas mão direita tremiam tanto que ele teve que tentar com a mão esquerda. " Então Göring pergunta se ele pode deixar Berlin; " Meu líder, o senhor teria alguma coisa em contra se eu viajar para Berchtesgaden ?" 


Uma coisa ele tinha conseguido, ele não precisava se suicidar como Hitler e Goebbels ou esperar a derrota em Berlin. No lugar disso ele pegou o caminhou em direção à Mauterndorf, na Áustria, um palácio que pertencia a ele, que ele tinha herdado de seu padrinho Hermann Von Epenstein. Ele lhe deu um sobrenome mas também um problema; o médico de família e o mordomo tinham descendência judia. 

Quando chegou a  Mauterndorf ele enviou seu ajudante Bernd Von Brauchitsch, o qual teve que andar pela redondezas com uma bandeira branca , até que tombou com uma unidade americana para entregar a carta a Eisenhower. Nela , o marechal do Reich, apelava por uma conversa de igual para igual; " eu lhe peço que você me conceda essa conversa em salvo-conduto e que coloque meus entes mais próximos e minha familia baixo a vigilância americana. Por problemas técnico, eu proponho aqui em Berchtesgaden. Mesmo que minha casa esteja destruída, ainda temos os cômodos necessários para isso. "

A vigilancia ele conseguiu, agora uma resposta ele teve que esperar. Não lhe importa que Hilter tenha quebrado relações com ele no seu último dia, não porque ele tenha pedido para "fugir" de Berlin , mas sim por que tentou fazer o que ele sempre quiz ser; Sucessor de Hilter. Também já não lhe importa que Hilter lhe tenha destituído de todos seus cargos oficiais e lhe retirado do partido. General Stack lhe trata distinto, isso poderia ser um bom sinal. 

No mundo de fantasias de Göring seria apropriado que dois senhores da guerra como ele é Eisenhower se sentassem e tivessem uma conversa sensata, do que aconteceria de ali por diante. A pergunta era se a carta teria chegado a destinatário. 

Göring passou mais uma noite no castelo de Fischhorn, mais uma noite ele poderia ter esperança de que tudo ocorreria bem. Então o general Stack o levou para o Grandhotel em Kitzbühel. Ali era o alojamento do 36 divisão de infantaria que pertencia ao sétimo exército americano. Göring agora já não está só sob a guarda americana mas agora ele é um criminoso de guerra preso. 



Na tarde do dia 9 de maio o preso foi apresentado aos soldados americanos em Kitzbühel , os quais fizeram fotos dele de recordação. A impressa ele foi apresentado no dia 11 de maio em em uma vivienda em Augsburg, no alojamento principal do exército americano. Klaus Mann estava lá, ele escreveu que Göring não se mostrava antipático , tinha voz agradável , não demostrava aspecto monstruoso, mas mesmo assim sintilava um ar de maldade nos seus olhos, ele irradiava brutalidade. 

Em 1946, no precesso de Nuremberg, Göring foi condenado à morte por enfocamento. No dia 15 de outubro de 1946 ele se suicidou,  ele mordeu uma cápsula de cianeto de potássio assim como general Friedeburg. 





Fonte; der Spiegel , no. 18 . 25/04/2015 traduzido por mim. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário