Esse Blog foi criado no intuito de compartilhar com vocês, que falam português , notícias e artículos que são escrito pela mídia alemã e que falam sobre o nazismo. Na escola aprendemos sobre o tema, mas pelo lado dos vencedores. Em momento algum quero fazer apologia a algum tipo de ideologia, o blog é para pesquisas e estudos. Um grande abraço e espero que gostem.
Pesquisar este blog
quinta-feira, 2 de julho de 2015
Nicholas Winton, o britânico que salvou várias crianças do holocausto, morreu nessa quarta-feira com 106 anos.
O britânico, que salvou 669 crianças judias da antiga Tchecoslováquia, de morreram na mãos dos nazistas, morreu nessa quarta , dia 1 de julho, com 106 anos. Anúnciou o club Rotary em LOndres, do qual ele fazia parte.
Pouco antes de começar a guerra, Winton organizou 8 trens para levar crianças judias de Praga para Londres. Na Grã-Bretanha, ele encontrou famílias de acolhimento que estavam preparado para conseguir uma quantia de garantia de 50 libra. Seu lema era;'' se não é impossivel, então existe uma caminho''. Dentre as 669 crianças salvas, estava o diretor de filmes, Karel Reisz e o político laborista, Alfred Dubs.
Por décadas Winton não fez muito caso da incrível ação para salvamento. Somente no ano de 1988, um programa da tv britanica trouxe a tona a história do transporte de crianças. WIntou falou mais; ''eu estava no lugar certo, na hora certa''.
Na quarta-feira o ministro-presidente tcheco, Bohuslav Sobotka, disse que Winton salvou 669 crianças da perseguição nazista e da morte que se aproximava. Ele falou que ele era '' um exemplo da verdadeira humanidade, da modéstia sem limites e da coragem civil''. O primeiro ministro britanico disse que '' o mundo perdeu um grande homem''.
Por causa da sua ação de salvamento, Winton era chamado de Schindler britanico. Entretano a comparação com o industrial, desagradava o modesto homem durante toda a vida . O homem, que nasceu no dia 19 de maio de 1909 em Londres, recebeu várias condecorações pelo feito. Ele foi momeado três vezes para o prémio nobel da paz. Em 2003 a rainha britanica condecorou como cavalheiro, esse homem que tinha descendência alemã e judia.
No último mês de outubro Winton tinha ido a Praga receber pessoalmente a ordem do leão branco, a maior distinção estatal do país. Na cerimónia estava presente sete daquelas crianças salvas. Winton relembrou que muitos países não quizeram rebecer crianças desacompanhadas. '' Muitos políticos não entendia o que acontecia no continente'' disse Winton sobre a noite anterior a segunda guerra mundil.
O último grande trem que Winton havia organizado, não pode mais deixar Praga no dia 1 de setembro de 1939. Hoje muita gente acredita que as 250 crianças que estavam a bordo, morreram nos campo de concentração.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário